data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcello Casal Jr. (Agência Brasil)
Também nesta segunda, a Receita Federal fará o depósito do primeiro lote de restituições deste ano a grupos prioritários
Termina nesta segunda-feira o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2021 (ano base 2020). O horário máximo de envio é até as 23h59min.
Em Santa Maria, até a última sexta-feira, pelo menos 12 mil santa-marienses ainda precisavam declarar a renda à Receita Federal. Até a noite de quinta-feira, o órgão havia recebido 54.079 declarações na cidade. A previsão é de 66 mil.
Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. O prazo já foi estendido uma vez, ampliando em um mês o período de entrega da declaração, cuja data inicial era 30 de abril.
Com bandeira vermelha 2, conta de luz será mais cara em junho
Uma dica para quem não conseguir reunir todos os documentos a tempo e evitar a multa é enviar a declaração com os dados incompletos até o prazo final e, após, fazer uma declaração retificadora o mais rápido possível para não cair na malha-fina.
ASSISTENTE
Para ajudar a tirar dúvidas dos contribuintes, a Receita Federal lançou um assistente virtual. Esse chatbot está disponível nas versões do aplicativo "Meu Imposto de Renda", disponível para celulares e tablets. Quem já tem o aplicativo instalado basta atualizá-lo nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store. Após a atualização, o contribuinte clica no ícone e digita a sua dúvida.
Pandemia: um ano e dois meses de uma conta que não fecha para a economia
Para quem já enviou a declaração de 2021 e se enquadra nos grupos prioritários da restituição, está previsto para esta segunda-feira o depósito do primeiro lote de restituições. Irão receber agora idosos acima de 60 anos, professores e pessoas com alguma deficiência.
Será o maior lote de restituição da história, tanto em valor desembolsado quanto em número de contribuintes. Ao todo, 3,4 milhões de contribuintes receberão R$ 6 bilhões.
Neste ano, a Receita pagará cinco lotes de restituições.